segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Meu jeito (errado) de investir

Pensei em colocar como título da postagem, "minha estratégia de investimento", no entanto seria uma ofensa ao termo, não posso chamar de estratégia a forma caótica que estou aplicando meu dinheiro.

Tudo começa com as corretoras:
Acho que foi o Everton do Efetividade que me disse que utilizava a Mirae (ações) e a Spinelli (tesouro direto), pesquisei a respeito e outros blog´s e na Net e decidi abrir conta nestas duas, em virutde de minha falta de foco e desorganização (meus combates cotidianos), levei quase uma semana para fazer isso, preencher formulários, scanear, enviar...

A partir de 18/06/12 comecei a transferir (aportar) dinheiro para a Mirae e aplicar, no início apenas em ações do IBOVESPA de boas empresas, consolidadas no mercado etc...

Porém não resisti e decidi, aplicar R$ 1.000,00 em ações mal vistas, comprei Agrengo e logo sai ganhando R$ 70,00, perdi R$ 105,00 aplicando em um direito de compra de ações de uma incorporadora porque perdi oprazo de subscrição, apliquei e ganhei alguns reais na Gafisa, comprei algumas ações do banco Cruzeiro do Sul e sai com prejuízo de alguns reais, enfim, definitivamente não vale a pena mexer com estas bombinhas.

Desde que comecei, transferi R$ 28.000,00 para a Mirae, em 5 parcelas, pagando TED de R$ 8,00, portanto R$ 28.040,00 e meu saldo atual está distribuído abaixo.

Ativo Total Valor*
CSNA3 100 R$ 1.142,00
VALE5 105 R$ 3.703,35
AÇÕES R$ 4.845,35
   
FAED11B 10 R$ 1.760,00
BCFF11B 70 R$ 9.291,10
FVBI11B 20 R$ 2.338,00
HTMX11B 10 R$ 3.928,70
VLOL11 25 R$ 2.837,25
FEXC11B 31 R$ 4.277,38
FII R$ 24.432,43
SUB TOTAL R$ 29.277,78
carteira R$ 87,94
TOTAL R$ 29.365,72


Agradeço a blogueiros pelos estudos disponibilizados, além da poupança, corey, leitão, o pequeno investidor e todos os demais. Sei que vocês recomendam que não sigam suas opções de investimentos, etc, etc, que cada um deve fazer sua escolha e tal, sei muito bem disso, faço as minhas escolhas, lendo a opinião de vocês porque creio que seja uma fonte de informações bem melhor do que a opinião dos inúmeros analistas que viajam na maionese. Obviamente a responsabilidade é sempre de quem escolhe o caminho, e não do caminho.

A Spinelli, utilizo para investir em tesouro direto, sobre esta modalidade de investimento não tenho vontade de escrever no momento.

Estou tentando utilizar a planilha do AdP, porém dá um erro na primeira linha, até 30/11/12, pretendo organizar melhor meus investimentos.

É isso aí, a partir de janeiro/2013, conseguirei escrever um post por semana.

2 comentários:

  1. Olá RCD
    Ainda bem que vc já descobriu que êh furada mexer com essas bombas. O lado bom foi que perdeu pouco capital para chegar a essa conclusão.
    Sucesso nos investimentos.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá RCD!

    Obrigado pela citação! Acho que a gente é uma média das pessoas com as quais convivemos e em relação a investimentos, acabamos assimilando características dos blogueiros que acompanhamos.

    Não seria legal procurar uma conta que não cobre tarifa de doc/ted? Itaú e BB possuem essa opção, a conta eletrônica.

    Organização é chave! Um mês que dei uma relaxada, já comecei a me perder em tudo...

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir